segunda-feira, 29 de novembro de 2010

História e Autoconhecimento

Hoje gostaria de falar um pouco sobre o projeto deste blog. Ele foi concebido com dois propósitos básicos: o primeiro é ser um espaço para compartilhar minha produção acadêmica da graduação de História e o segundo um ambiente para refletir a História enquanto ferramenta de busca do self, do si mesmo.
            Escrever bem demanda tempo e pesquisa, e tempo é algo que não tenho tido ultimamente. Então conto com a paciência do(a) amigo(a) leitor(a), o projeto está sendo implantado aos poucos, e espero que nas férias de fim de ano eu possa deixa-lo já com uma cara mais legal. Compartilhar os primeiros textos foi uma experiência linteressante, a demanda por resumos e resenhas de obras de historiadores tem uma enorme demanda na internet. História tem um enorme público, e é muito agradável perceber isso.
            Parte deste enorme sucesso dos assuntos históricos tem a ver com o segundo objetivo do projeto: a história enquanto busca de compreender o si mesmo olhando para o passado; não só coletivamente, como esforço para compreender a sociedade atual, mas na esfera individual. O indivíduo, ao mesmo tempo galho insignificante carregado pela poderosa correnteza do processo histórico, arrastado em meio às águas turbulentas das motivações humanas, e poderosa construção capaz de reter estas vagas e dar-lhe nova direção!

2 comentários:

  1. Como canceriana, sou apaixonada por história. Quando era adolescente um dos meus prazeres era passar a tarde inteira na biblioteca pública lendo livros de História.
    Como psicóloga, meu chão é o autoconhecimento, então acho que seu blog tem tudo a ver comigo. rsrs
    Voltarei
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muito pelo comentário, Atena, sua participação é sempre bem-vinda; vejo que pensa como eu, que autoconhecimento e história se complementam.

    ResponderExcluir